Tensão política por Dokdo gera boicote à Hallyu no Japão

A disputa pela soberania sobre Dokdo pela Coreia do Sul e Japão criou uma tensão política entre os dois países e os políticos japoneses sugerem aos cidadãos do seu país que boicotem a Hallyu. As emissoras de rádio e TV e especialistas do ramo acompanham como o público reage à tal sugestão e o congresso discute maneiras de prevenir a concessão de vistos para celebridades hallyu.

O primeiro artista a ser afetado pelas mudanças foi o ator Song IlGuk. No dia 15 de agosto, ele participou do evento ‘Nade para Dokdo’, celebrando o dia da Independência da Coreia. Após este evento, as redes de TV por satélite japonesas BS Nipon e BS Japan adiaram a transmissão de programas com a participação de Song IlGuk. Logo depois, o representante do Ministério das Relações Exteriores, Tsuyoshi Yamaguchi, anunciou: “Sinto muito mas será difícil para ele retornar para o Japão de agora em diante. Acho que é isto que o povo japonês quer.”

Outras estrelas da Hallyu estão sendo afetadas pela tensão diplomática no Japão. A coletiva de imprensa de Jang GeunSuk para o cartão de crédito ‘Sumimoto Mitsui’, que estava agendada para o dia 22 de agosto, foi adiada indefinidamente. Alguns órgãos de imprensa veiculam com frequência histórias sobre celebridades como Bae YongJoon, Kwon SangWoo e o SNSD e suas apresentações ou posições políticas em relação a Dokdo.

De acordo com um artigo publicado no Japão no dia 28 de agosto, muitos fãs rejeitam o boicote à Hallyu. Minori Kitahara, famosa fã de K-pop e escritora, publicou: “Política e cultra não possuem nenhuma relação. Espero que os políticos não tentem tirar a alegria das mulheres continuando essa briga sem sentido.” Outro fã escreveu: “Se o conflito de soberania varrer as estrelas Hallyu do Japão, haverá guerra civil. Todas as donas-de-casa vão sair às ruas e protestar!

Fonte: Soompi
Tradução/Adaptação: Lílian Fernandes @ sarangingayo.com.br
Por favor, não retirar do SarangInGayo sem os devidos créditos.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Tensão política por Dokdo gera boicote à Hallyu no Japão

Os comentários estão desativados.