H.O.T e Sechs Kies voltam a ser notícia com o retorno ao K-Pop dos anos 1990

Drama ‘Reply 1997’, do canal a cabo tvN

Para alguns, os anos 1990 podem parecer recentes demais para serem chamados de retrô, porém alguns artistas e emissoras induzidos pela nostalgia já começaram a usar a última década do século 20 como tema para dramas de TV e discos de música popular, levando os fãs de volta à época do H.O.T e do animal de estimação virtual Tamagotchi.

O novo drama do canal a cabo tvN ‘Reply 1997 (응답하라 1997)’ se tornou assunto comentado logo após a transmissão de seu primeiro episódio, contando a estória de fãs de alguns dos mais populares grupos ídolos dos anos 1990, como o Sechs Kies – rival ao melhor estilo hip-hop do H.O.T.

O novo single do astro da onda Hallyu PSY, intitulado ‘Seventy Seven 101’, relembra a vida do ensino médio durante os anos 1990 e tem liderado as paradas musicais com os muitos fãs que se encontram refletindo sobre suas próprias experiências.

“Nós costumávamos usar calças ao melhor estilo disco e sapatos do Aladdin”, diz a letra, “e saíamos para uma noitada no nosso café de sempre”.

Dupla HyungDon & DaeJun | Grupo masculino Infinite

Elementos líricos e musicais em recentes sucessos lançados por ídolos como a dupla de cantores/comediantes HyungDon & DaeJun, com ‘The Gloomy Song’, e o grupo masculino Infinite, com ‘Paradise’, são todos baseados nos populares sons da década de 90.

Analistas da indústria dizem que o início da “tendência retrô dos anos 1990” começou após o sucesso do filme ‘Architecture 101 (건축학개론)’, lançado este ano.


Trailer do filme ‘Architecture 101’

Seguindo os passos de outras produções sul-coreanas que investiram bem nesta temática de “retorno aos velhos tempos” como ‘Go Go 70s (고고70)’, de 2008, e ‘Sunny (써니)’, de 2011, ‘Architecture 101’ conta a estória de um arquiteto já em seus 35 anos que reflete sobre os seus anos de faculdade com o seu primeiro amor.

O longa-metragem trouxe de volta os toca-CDs, hip-hop dos anos 1990 e os hoodies sem mangas para as telas do cinema.

“Para os verdadeiros consumidores de cultura na atualidade, os anos 1990 já são um passado distante”, disse Im JinHo, crítico de música popular.

A mania também se tornou popular nos dramas da TV. ‘Reply 1997’ fala sobre romances adolescentes em uma escola de ensino médio localizada em Busan nos anos 1990. As garotas fazem viagens até Daegu só para ver os grupos ídolos que elas amam, enquanto os garotos enlouquecem pela atriz Choi JinSil e pelas t-shirts “Guess”, ícones que eram moda 2 décadas atrás.


Vídeo promocional do drama ‘Reply 1997’

Por ser o primeiro drama sobre fãs de grupos ídolos, ‘Reply 1997’ tem focado em reproduzir meticulosamente o cenário K-Pop dos anos 1990. Não apenas adolescentes, como também jovens em seus 20 e 30 anos estão se identificando com a produção televisiva.

Astros da música presentes na atração incluem Eun JiWon, do Sechs Kies; Tony Ahn e Moon HeeJun, do H.O.T; e alguns outros ídolos dos anos 1990 como Kim GookJin. Alguns nomes presentes na equipe de produção do drama também têm chamado atenção do público, sendo que muitos se encontram atualmente produzindo populares programas para a TV coreana.

Analistas dizem que esta tendência repentina poderia mostrar que os anos 1990 são agora mental e fisicamente distantes suficiente para serem chamados de retrô.

“No mercado da cultura popular, onde progresso e retrô sempre coexistem, os anos 1990 estão agora longes o suficiente ao ponto de o público em geral pensar nesta era como uma era retrô”, disse Im JinHo.

Ele acrescentou que os anos 1990, comumente referenciados na Coreia do Sul como a “era da cultura e do desejo” por ter sido uma década de estabilidade econômica e modernização, simbolizam uma época que era repleta de novas e excitantes tendências culturais, da primeira geração de grupos ídolos à expansão do cenário de clubes noturnos. Sem dúvidas os telespectadores e consumidores estão muito felizes em recriar as sensações daquela década.

Fonte: JoongAng Daily |  | 
Tradução/Adaptação: Luis Girão @ sarangingayo.com.br
Por favor, não retirar do SarangInGayo sem os devidos créditos.

Anúncios

Um pensamento sobre “H.O.T e Sechs Kies voltam a ser notícia com o retorno ao K-Pop dos anos 1990

  1. ah, amei a matéria ^^ apesar de q nessa época eu nem sonhava com asian music né, mas ouvi alguns grupos dessa epoca como h.o.t e sechs kies e sempre gostei muito deles *-*. ai gente, nos anos 90 eu era criança… ai to ficando velha 😥 auhshauhasuhs

Os comentários estão desativados.